sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

De férias

A partir de amanhã, entro de férias e vou ter mais tempo para me dedicar ao meu blog e ao tema que dá título a ele. Afinal de contas, vou ter muitas horas livres para descobrir formas de passar o tempo.
Fico imaginando como tem gente que não consegue ficar parado, pensando na vida, que é incapaz de pegar um livro pra ler e ficar a manhã toda curtindo a leitura, sem se preocupar com mais nada. Ou que resolve ficar à toa mesmo. O ócio é muito bom.
Fernando Pessoa já dizia: 'ai que prazer, não cumprir um dever, ter um livro pra ler e não o fazer'. Claro, tudo que é em excesso faz mal, mas se a gente está de folga, por que não sair por aí, dar uma caminhada, olhar para as nuvens, para os pássaros ou para uma pipa balançando ao vento, por exemplo. É incrível como a gente deixa de olhar para o céu (a não ser que esteja pra chover, é claro) quando está preso à rotina do trabalho e às preocupações diárias.
Uma constatação é que a gente aprende com as crianças, que são capazes das observações mais simples e poéticas (mesmo que elas não se deem conta disso). Um cachorro, uma pomba, uma moto, um carro de som, tudo é novo e singelo para elas. E fazem ver o mundo de outra forma, menos estressada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário